12/04/2010

A GRAMA DO VIZINHO

O grande vilão desse final de semana no futebol inglês foi o gramado do estádio Wembley, onde ocorreram as semi-finais da Copa da Inglaterra - FA CUP. Quem asssistiu os jogos pode perceber a dificuldade que os atletas tinham em se manter de pé.
O gramado acabou dando uma ajudinha para a equipe do Portsmouth que marcou um gol após um escorregão do zagueiro adversário quando tentava impedir o chute do atacante Piquionne.
O antigo Wembley que era conhecido por ter um dos melhores gramados do mundo não deixou nem essa herança para o novo. A condição do gramado do novo estádio é um problema crônico. Desde a sua inauguração, em 2007, a grama já foi plantada 10 vezes.
*****
A FIFA também está preocupada com a condição dos gramados Sul Africanos. Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, será utilizado um gramado misto. Na verdade o sistema desenvolvido pela empresa Desso Grass é uma mistura de grama natural com sintética.
O Desso GrassMaster System é composto de um gramado 100% natural adicionado de 20 milhões de fibras de gramas artificial. As fibras artificiais se entrelaçam com as naturais, servindo como uma ancora para segurar e dar estabilidade ao gramado.
O sistema será instalado, ainda esse mês, nos estádios Nelspruit (Mbombela) e Polokwane (Peter Mokoba) que estão com muitas dificuldades no plantio dos seus gramados.
*****
Com as arquibancadas cada vez mais perto do campo e coberturas sobre o gramado, é muito comum encontrarmos novos estádios com dificuldades de circulação de ventos e entradas de luz natural, tornando o crescimento da grama uma misão quase impossível.
Espero que os mesmos erros não se repitam aqui no Brasil.

Comente com o Facebook: