13/10/2011

MEIA O QUE?

Lendo o texto (Meia entrada e “Soberania Nacional”) do Emerson Golçalves, autor do blog Olhar Crônico Esportivo, aflorou o meu lado internacionalista e lembrei, meio saudosista, dos bons tempos na faculdade de Relações Internacionais, onde o tema de Soberania Nacional era usado para justificar ações de intevernções da ONU ou de um país sobre o outro, questões de ordem mundial, guerras e outros temas muito mais relevantes no cenário mundial.

Muita gente boa tem invocado a inconstitucionalidade e a soberania para arfirmar que ninguém pode vir de fora e modificar as nossas leis. Então vamos aos fatos: 

Primeiro, ninguém está vindo de fora mudar nada, a FIFA está simplismente querendo que se cumpra o que foi acordado no momento da assinatura do contrato que dava o Brasil o direito de sediar a Copa 2014. O Brasil devia ter se manisfestado naquela ocasião.

Segundo, as leis estaduais da meia-entrada são mais um desses absurdos que ninguém contesta. Como é que em um jogo de futebol chegamos a ter de 80% a 90% de ingressos vendidos nessa categoria? Será que o Brasil é país com maior número de estudantes do mundo? Com uma quantidade de tão grande de ingressos vendidos pela metade do preço é natural que os produtores de eventos majorem o preço do ingresso, contanto com o "custo da meia-entrada". Dessa forma, mais uma vez quem paga o pato é o cidadão honesto que trabalha para pagar seus impostos e não tem uma "carteirinha de estudante" e é obrigado a pagar mais pela sua honestidade.

Terceiro, não de hoje que os governos concedem concessões em leis em ocasiões especiais. Qual é a difrença em entre a não aceitar a meia-entrada na Copa do Mundo e uma redução de impostos e diversas vantagens que são feitas para trazer uma grande fábrica para o país? Impostos não são criados por meio de leis aprovadas pelos governantes? Um dos maiores eventos do mundo não é um acontecimento especial importante para o Brasil?

Já que esse tema veio a tona, penso que é a hora debatermos a real eficência da Lei da Meia-Entrada. Será que a lei está cumprindo o seu objetivo de propocionar cultura a estudantes, contribuindo para a formação da juventude Brasileira?

Comente com o Facebook: