03/11/2011

RIVALIDADE É BOM E EU GOSTO

O jogo entre Grêmio x Flamengo no estádio Olímpico, no último domingo (30/10/11) foi uma grande amostra de como uma rivalidade pode promover uma partida. A presença do Ronaldinho com a camisa do Flamengo foi responsável em transformar um simples jogo em um grande evento e motivar mais de 44.000 pessoas a irem ao estádio. Um número muito superior a média de um pouco mais de 15.000 pessoas que tem comparecido aos jogos do clube gaúcho.

A estratégia de transformar jogos em eventos é muito bem utilizada em países como os EUA, seja na distribuição de brindes, promoções, atrações especiais ou até mesmo acirrando a rivalidade. Sou contra o desrespeito e ofenças, mas não tenho como negar que a rivalidade e a controvésia são alguns dos principais atrativos de qualquer esporte, de modo geral.

Rivalidades saudáveis motivam os torcedores, a mídia e até mesmo os atletas. Quem não se lembra dos jogos Lakers x Celticts, no basquete dos Estados Unidos, nos anos 80, tendo de um lado Larry Bird e do outro Magic Jhonson. O embate entre as duas equipes virou até game de computador. Tantas outras como Senna X Prost, Tyson x Holyfield, Nadal x Federer, Usain Bolt x Tyson Gay, etc. Essas rivalidades nascem naturalmente, mas podem ser promovidas pela mídia, departamentos de marketing e pelos próprios torcedores.

Infelizmente, aqui em terras brasileiras, normalmente esses movimentos de transformar simples jogos em eventos vêm das torcidas e não dos próprios clubes. Em um país onde as médias de publico são muito baixas, a promoção dos jogos deveria ser uma preocupação latente dos departamentos de marketing dos estádios e arenas. Isso mesmo, dos departamentos de marketing dos estádios. A gestão de um estádio é tão importante que deveria ser encarada como uma Unidade de Negócio e terem seus próprios Departamentos de Marketing e estes sim é que deveriam ser os responsáveis pela promoção dos jogos. Talvez seja pela inexistência dessa visão de Negócio dos nossos estádios e pela consequente inexistência desses departamentos que a promoção dos jogos não é muito bem feita por aqui. Uma pena..., esperamos anciosamente que isso mude daqui para a frente.

Comente com o Facebook: