13/09/2012

PALMAS PARA O US OPEN




Nesta segunda chegou ao fim um dos maiores torneios de tênis do mundo, o US Open. Mas não foi a chuva que adiou várias partidas nem as belas jogadas que irão marcar o torneio Norte Americano. Nesta edição, US Open 2012 também celebrou o quinto ano do Programa US Open de Inciativas Ambientais.
A USTA, organizadora do evento, e os patrocinadores desde 2008 vêm adotando uma série de práticas e medidas que visam reduzir o impacto do torneio no meio ambiente.

Reciclagem:
Em todo o complexo do torneio eram encontradas centenas de pontos de coleta seletiva de lixo oferecidos pela marca de água Evian.
- Todas as 70.000 bolinhas de tênis usadas em treinos e nos jogos serão reutilizadas em outros programas da USTA ou doadas para comunidades, projetos sociais, etc. 
- Das cozinhas do US Open saíram quase 46.000 litros de óleo mineral que serão transformados em biodiesel.
- Mais de 88 toneladas de lixo orgânicos serão transformados em adubo.

Transporte Público:
- Uma grande campanha incentivava o público a utilizar o transporte público para ir ao torneio. 
      - Mais de 60% do público utilizou o transporte público para ir aos jogos.
             -  A patrocinadora Ensurance  premiou 2.250 fãs com bilhetes do metrô de $4,50.

Papel Reciclado:
- Todos os 2.4 milhões de guardanapos utilizados foram feitos de papel reciclado.
- 100% dos toalheiros de papel dos banheiros foram substituídos por toalheiros com sensores de movimento e todo papel toalha utilizado era composto de material reciclado.
- Todo o material impresso do torneio (ingressos, tickets de estacionamento, guia de mídia e muito mais) também era composto de material reciclado.

Alimentação
- Talheres, bandejas, pratos, copos, etc. eram feitos de matérias biodegradáveis.
- 40% do menu oferecido na Vila de Alimentação eram de alimentos orgânicos.

Energia
- A fornecedora de energia do evento, HESS, irá compensar a energia consumida no US Open através de Certificados de energia renovável eólica.

Mercadorias
- Todo mundo que comprou uma mercadoria no evento ganhou uma sacola ecológica multiuso com a inscrição “Reciclar e Reutilizar” impressa na parte inferior.
- Uma linha de produtos ecológicos também foi desenvolvida para venda, mochilas e chapéus feitos com garrafas de plástico recicladas, cadernos e blocos de anotações feitos de papel reciclado, camisas de algodão orgânico e muitos outros produtos.

Todas essas medidas não visam somente a redução do impacto do torneio no meio ambiente, mas também tem a intenção de conscientizar milhões de fans de tênis da importância da preservação ambiental. Pequenas medidas que podem gerar um grande impacto.

* Por Romulo Macedo - Diretor Executivo

Comente com o Facebook: