19/10/2012

POR ONDE ANDA O PROFISSIONALISMO?




O episódio ocorrido nesta semana na Vila Belmiro, quando a ambulância não pôde entrar no gramado do estádio para socorrer o atleta Rafael Marques, mostra o quanto nossas arenas esportivas ainda estão atrasadas, principalmente no quesito segurança.

De acordo com os principais manuais de segurança em estádios no mundo, o campo de jogo é o principal refúgio para o atendimento a vitimas de grandes incidentes e fuga de rota de tumultos. Com o impedimento da entrada do veículo neste local, já eliminamos de cara o primeiro item dessa recomendação.

Por sorte o acidente envolvendo o atleta não foi tão grave, porém vamos imaginar que o mesmo exigisse urgência para a remoção para um hospital. Ou então se houvesse uma ocorrência nas arquibancadas onde diversos torcedores fossem levados para o gramado. Como seria realizada essa operação?

A instalação de diferença de nível é indicada para áreas de embarque e desembarque de equipamentos, principalmente para shows e eventos, o que representa um significativo ganho de tempo, pois os caminhões se posicionam de costas com o material que será transportado. Porém o único acesso criado na Vila Belmiro não era uma coisa nem outra, pois da maneira com foi colocada, a entrada apresentava degraus que impedem tanto a operação de carga e descarga como a chegada de veículos de emergência. 


 Pior do que o fato ter acontecido, foi ouvir declarações de integrantes da diretoria do clube afirmando desconhecerem a necessidade da criação de acessos de veículos ao gramado, o que comprova como o mercado ainda carece da falta de profissionais especializados na gestão de arenas.  Da mesma forma, em comunicado oficial o clube afirmou que o estádio passa por vistorias anuais, o que também comprova que as mesmas precisam ter seus critérios revistos. Após o fato ter acontecido não adianta o surgimento de procuradores indignados prometendo diversas ações para interditar o estádio. O que realmente precisa ser feito é um investimento pesado na profissionalização das gestões das arenas para que se evitem casos como esses e tantos outros. Hoje se pensa muito na criação de espaços vips e áreas rentáveis nas praças esportivas, o que é certo e de acordo com a direção do clube foi a causa desse problema. Entretanto adaptações devem sempre zelar, principalmente, pela segurança e a qualidade do evento ali realizado.

Se na Vila Belmiro, estádio que pertence a um das instituições esportivas mais importantes do Brasil, aconteceu um erro tão grave como esse, o que podemos imaginar o que ocorre em praças de menos divulgação?  

* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: