19/11/2012

NOVIDADE QUE VEM DO ORIENTE

O novo estádio é o trunfo da candidatura de
Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos de 2020

 Acredite, a imagem ao lado não é de nenhuma espaçonave, mas sim do projeto do futuro Tokyo’s National Stadium, que será palco da final da Copa do Mundo de Rugby de 2019. Apresentado na última semana como sendo o mais futurista dos estádios, a arena realmente chama a atenção pelo seu belo traçado e também pela eficácia e segurança. A Zaha Hadid Architects, empresa responsável pelo projeto explicou que as curvas utilizadas no local servem não apenas para embelezar a obra, mas também para garantir a aerodinâmica necessária para a cobertura móvel, mesmo diante das dificuldades climáticas que por ventura possam ocorrer na cidade.

O novo estádio terá capacidade para 80 mil pessoas e já é apontado como novo trunfo da candidatura da capital japonesa para se tornar sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020. O Comitê Olímpico Japonês (Japan Sport Council) optou pelo projeto, dentre os 46 apresentados, primeiro porque a Zaha Hadid Architects possui experiência na construção de instalações olímpicas, já que também foram responsáveis pela construção do Parque Aquático de Londres, utilizada nos Jogos desse ano, e por seguirem a tradição japonesa de investir no conceito de modernidade.

O novo estádio receberá a Copa do Mundo de Rugby em 2019
De acordo com a previsão dos dirigentes, a nova arena estará pronta em 2018, um ano antes da abertura da Copa do Mundo de Rugby, maior terceira maior competição esportiva do planeta, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol.

O novo projeto dará lugar ao atual estádio, projetado por Mitsuo Katayama, construído em 1958. A atual instalação também foi sede dos Jogos Olímpicos de 1964 e é classificada pelos profissionais do país como o “berço da arquitetura moderna do Japão”. 

* Por Rodrigo Calvoso


O atual estádio foi construído em 1958 e
foi utilizado na Olimpíada de 1964


Comente com o Facebook: