27/11/2012

PUBLICIDADE X TORCEDOR


Com a profissionalização cada vez maior nos esportes e a necessidade de aumentar o rendimento dos estádios, a procura por espaços publicitários torna-se uma necessidade ainda mais importante no dia a dia desses locais.

Ação criativa na Alemanha 
A criatividade, como de costume, ganha destaque e sempre surpreende positivamente quando empregada de forma inteligente e integrada ao evento que ali acontece. Um dos exemplos clássicos desse assunto foi utilizado na Alemanha, quando a empresa Pattex pretendia divulgar uma cola vendida como super potente. A mesma foi aplicada no espaço publicitário e conforme a partida ia acontecendo, as bolas chutadas para fora acabavam ficando grudadas sob a marca do patrocinador. 

Porém foi-se o tempo onde as placas estáticas eram as grandes opções para a divulgação nos estádios. Atualmente as arenas podem exibir telões de led, testeiras eletrônicas, monitores internos, entre outras variadas oportunidades que podem render bons frutos para quem investe. 

Erro de digitação compromete a ação
Também é verdade que toda essa nova estrutura gera responsabilidade de quem gerencia essas ferramentas, pois uma ação equivocada pode gerar inconveniente tanto para o cliente que vai à arena assistir ao evento como ao próprio patrocinador. Um exemplo de publicidade mal gerida aconteceu na Inglaterra, quando devido a um erro de digitação do programador, o endereço do site a ser divulgado apareceu de forma equivocada e certamente o retorno do investimento naquele espaço foi comprometido. 

Devido a presença de peça publicitária o torcedor
não enxerga a linha de fundo do campo
 O posicionamento das placas também deve receber atenção redobrada por parte daqueles que trabalham nesses projetos. É muito comum que os clientes instalados nas primeiras fileiras tenham a visão do campo comprometida devido a presença dessas peças. No Estádio Peter Mokaba, na África do Sul, graças a esse equívoco, algumas fileiras de cadeiras tiveram que ser interditadas, já que era praticamente impossível assistir as partidas daqueles locais. Será que valeu a pena para essa arena receber o valor dessa propriedade, tendo em vista que centenas de visitantes deixaram de comparecer ao estádio? Certamente não, pois além de deixar de ganhar com a venda desses ingressos, a imagem institucional da praça esportiva pode ter sido atingida pela medida. 

Cadeiras interditadas por terem a visão
prejudicada pelas placas publicitárias

Gerar receitas oriundas de ações publicitárias é fundamental, porém a estratégia para que a mesma dê retorno positivo é tão importante quanto a colocação da ideia em prática.

* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: