16/01/2013

ARENAS SEM FRONTEIRAS E COM REALIDADE AUMENTADA

A ferramenta nem é tão nova, mas a cada dia que passa ganha mais adeptos e se torna mais popular no mundo esportivo. Estamos falando da Realidade Aumentada, tecnologia que permite que usuários de smartphones ou tablets possam ter informações em tempo real bastando apontar o seu aparelho para um ponto de interesse. 

Em 2009 o badalado torneio de tênis de Wimbledon foi um dos primeiros eventos esportivos a oferecer essa possibilidade, que permitia qualquer usuário do aplicativo ficar sabendo o andamento das partidas, mesmo que não estivesse dentro da quadra. 



Desde então a tecnologia não parou de evoluir e hoje é capaz de oferecer diversas possibilidades, que fazem com que os clientes possam ter uma interação completa com a marca que está associada ao aplicativo. A Red Bull, que sempre associa seu produto com esportes de ação, aproveitou a oportunidade e comprou a ideia da realidade aumentada. Através desta ferramenta os clientes que adquirissem um kit do seu produto poderiam criar circuitos para participar de corridas virtuais personalizadas. 


O mercado publicitário também já percebeu a eficiência da ferramenta e desenvolve diversas ativações de patrocínios que utilizam o esporte como forma de aproximação com os consumidores. A montadora coreana Kia aproveitou transmissões de partidas de tênis para que os consumidores pudessem utilizar um dos seus aplicativos para conhecer detalhes de seus veículos. 


Essas ações podem ser exploradas de numerosas formas pelos clubes e gestores de arenas esportivas, que através dessas aplicações podem disponibilizar informações em tempo real para a seus clientes, assim como detalhes do estádio, bem como informações relevantes que poderão representar a aquisição de novos consumidores dos produtos ali oferecidos. Os árbitros de futebol, é que não irão curtir muito essa novidade que pode, por exemplo, confirmar um impedimento ao vivo. Vale a pena conferir.


* Por Rodrigo Calvoso 





Comente com o Facebook: