09/01/2013

NADA MELHOR DO QUE CONHECER O SEU PÚBLICO


Muito atuante no mercado esportivo mundial através das diversas empresas de seu grupo, a PepsiCo, fechou um dos maiores contratos de patrocínio esportivo, e, como não poderia deixar de ser de ser, também já programou diversas ativações para alavancar seu patrocínio de 2,3 bilhões de dólares a NFL.
Isso mesmo, o valor não está errado, são 2,3 bilhões de dólares por um acordo de 10 anos que se iniciou em 2012 e permitiu a inclusão das marcas: Tropicana e Quaker Oats, isso sem contar nas já veteranas Pepsi, Gatorade e Frito Lay.

Importante destacar que antes de fechar o patrocínio, foi feita uma pesquisa pela empresa e nesta foi detectado que a NFL conta com a maior base de fãs mulheres dentre todas as ligas, razão pela qual se inseriram as novas marcas no acordo, pois são basicamente produtos destinados à família.

Além disso, a marca inundou o mercado americano com 23 mil displays no início da temporada, e, como além da liga o grupo empresarial é parceiro de 22 dos 32 times da liga, estão sendo desenvolvidas campanhas regionais para cada parceiro, pois segundo a mesma pesquisa, o consumidor adquire mais produtos quando a marca está associada a NFL.

Como se já não bastassem a ações descritas acima, a empresa ainda participa do Superbowl halftime show (tema de outro post anterior), e tem o programa Pepsi NFL Anthems, no qual astros da música como Ice Cube e Kid Rock, cantam musicas homenageando seus times de coração.

Este exemplo nos mostra uma visão muito interessante onde não basta injetar uma verdadeira fortuna no esporte como muitas empresas fazem. É necessário saber em qual público você quer chegar, saber o que seu público quer receber e como ele deseja consumir, para aí sim desenvolver uma campanha que terá um alcance maior.

Abaixo vídeos de alguns pontos altos da campanha:




*por Mario Bini

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