11/03/2013

CERVEJA LIBERADA


 Uma discussão que já toma bastante tempo nos debates ganhou mais um capítulo nesta semana. O assunto desta vez é a volta da liberação da venda de cerveja nos estádios do Rio de Janeiro.

De acordo com as notícias divulgadas antes mesmo da publicação no site oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, os torcedores poderão comprar esses produtos no interior dos estádios entre 2 horas antes do início das partidas até 15 minutos antes do início das mesmas e durante o intervalo, já a partir da próxima rodada do campeonato estadual. Por outro lado, a venda segue proibida nas arquibancadas, cadeiras ou tribunas especiais. Vale lembrar que esta lei valerá apenas para as competições organizadas pela Ferj e caberá ao mandante do jogo a realização da venda ou não.

Já discutimos algumas vezes esse tema por aqui e a conclusão sempre foi a mesma, ou seja, de nada adianta proibir a venda das bebidas alcoólicas  se a impunidade entre os maus torcedores permanecer inalterada.

Soa até como hipocrisia essa proibição, pois em diversos pontos do país o consumo segue inabalado nos arredores das arenas esportivas, o que para os seus gestores representa um significativo prejuízo, pois o torcedor deixa de acessar o estádio e assim realizar o consumo nos bares licenciados e ter contato com os patrocinadores oficiais do evento.

Outro prejuízo que esta ação cria é a dificuldade de acesso, pois uma grande quantidade de torcedores entra ao mesmo tempo no local do evento, aumentando o risco de problemas restando poucos minutos para o início da partida.

Mesmo nas principais competições internacionais o consumo de cerveja é liberado e mesmo assim não temos registros de graves ocorrências devido a essa venda. O grande diferencial nesses locais é que todos esses frequentadores sabem que caso decidam se envolver em confusões nas dependências dos estádios (sob efeito de álcool ou não) sofrerão severas punições, o que intimida consideravelmente que elas ocorram.

*por Rodrigo Calvoso  

Comente com o Facebook: