08/03/2013

INOVAÇÃO RECOMPENSADA


Operários instalam o gramado sintético no Allianz Park
Uma novidade nos gramados vem dando o que falar entre os apaixonados pelo Rugby. O novo estádio do Saracens F.C., o Allianz Park, localizado em Londres e reinaugurado em fevereiro deste ano, é um dos primeiros a utilizar grama sintética em partidas de equipes profissionais do esporte.  

Mesmo não sendo mais uma novidade, a grama sintética sempre foi rejeitada pela maioria dos jogadores, que alegam que a nova superfície altera o ritmo do jogo e até determinadas definições de jogadas. Além disso, some a necessidade constante dos atletas de Rugby de terem que rolar no chão, o que segundo os jogadores, com o gramado artificial, passa a ser quase que uma tortura. De acordo com os responsáveis pela inovação, o novo piso foi instalado de forma a não gerar este tipo de atrito e a expectativa é de que sua durabilidade chegue até 8 anos.  

 Mesmo diante deste cenário negativo, os gestores do estádio, que hoje tem capacidade para receber 10.000 torcedores, decidiram investir neste segmento e garantem não estar arrependidos.  Graças a implementação do gramado artificial, hoje o Allianz Park é considerado um dos poucos estádios em condições ideais para a prática do esporte, devido ao rigoroso inverno deste ano. Além disso, a agilidade que a superfície criou permite que a arena analise a realização de diversos eventos em um curto espaço de tempo. Neste momento também está sendo estudada possibilidade de ampliação da arena para 15.000 pessoas, visando a participação da equipe nas quartas de final da Heineken Cup, uma das principais competições do calendário, que exige essa quantidade mínima de espectadores nesta fase.

Mesmo sendo um estádio simples, o Allianz Park se mostra bastante funcional, já que sua estrutura interna contempla espaço para escritórios, salões de conferências e eventos, que estão sendo bastante procurados por empresas interessadas em realizar lançamentos de produtos e torcedores que estão agendando casamentos. A torcida por sinal tem se mostrado uma importante parceira do empreendimento. Hoje já não é mais possível comprar ingressos para a temporada 2013 na categoria Gold, a mais cara de todas, pois já estão esgotadas.


Nigel Wray, proprietário da arena, e Steve Bothwick,
atleta do Saracens, líder da liga nacional inglesa de rugby
O relacionamento com os frequentadores vem sendo uma das prioridades dos gestores. O recém-inaugurado estádio hoje disponibiliza o “The Hundred Club”, um espaço executivo disponível tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. Os membros desse grupo poderão assistir as partidas do Saracens em um local com vista privilegiada, com direito a vinho e cerveja nos dias de jogos. Além disso, esses associados terão direito a participar das cerimônias de “Man o f the  match” (premiação para o melhor jogador da partida), assistir aos jogos dos adversários em telões e poderão ainda participar de debates com atletas não relacionados ou ex-atletas antes  dos confrontos. Outra modalidade VIP disponível no estádio é Fez Club, que é ainda mais requintada.  O torcedor que aderir ao plano assiste aos jogos no espaço gold, recebe todos os benefícios do “The hundred Club”, com um considerável diferencial, o debate antes das partidas acontece de forma privada e exclusiva com um dos treinadores da equipe! Mas nem adianta se empolgar, como dissemos anteriormente, essa modalidade de ingresso já está esgotada para esta temporada, assim como todos os ingressos para a próxima partida que ali será realizada no dia 24 de março, contra os Harlequins. 

 Mas você deve estar se perguntando: “Como vai o time na parte técnica?”. Para o seu conhecimento, o time é líder da Premiership Rugby (liga nacional), é líder do grupo 1 da Heineken Cup e também lidera do grupo 3 da LV Cup. Será que investir na inovação dá certo?

*Por Rodrigo Calvoso


Comente com o Facebook: