04/03/2013

NOVO SANTIAGO BERNABÉU AMEAÇADO


Um dos projetos do novo Santiago Bernabéu
Engana-se quem acredita que burocracia e as divergências políticas atrapalham apenas os projetos dos clubes brasileiros. O gigante Real Madrid se viu envolvido em uma discussão que ameaça o projeto de remodelação do seu estádio, o Santiago Bernabéu.

Recentemente o clube do presidente Florentino Perez apresentou ao público como ficará a sua arena multiuso, que passará a contar em suas dependências com um moderno hotel, edifício de 12.500 metros quadrados, que abrigará salas comerciais, estacionamento, além de uma ampla área de lazer para os associados do clube e a reforma de toda a fachada do estádio, que será modernizada.

Área em que os antigos donos alegam que não
pode ser utilizada com fins lucrativos
Toda a negociação da expansão do estádio está sendo desenvolvida com o governo da capital espanhola, que após a divulgação da intenção do Real se viu em meio a uma denúncia de que tais áreas não poderiam ser cedidas para o clube, já que quando as mesmas foram desapropriadas tinham como intuito apenas a utilização pública e a criação de espaços verdes sem fins lucrativos. 

O representante da família Ruiz-Villar, proprietária do terreno até as desapropriações, ocorridas em 1946 e em 1984, promete levar a discussão até as últimas instâncias, já que no ato da retomada das propriedades o governo alegou a necessidade do local para o bem público e, de acordo com o projeto, este espaço passaria a atender o interesse privado.

A discussão já está tramitando na justiça espanhola e liminares baseadas em decisões do plano geral da cidade prometem gerar muitas dores de cabeças para aqueles que gostariam de ver o estádio remodelado. Resta aguardar e ver como seguirão as negociações entre clube, governo e antigos proprietários dos terrenos. 

*Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: