09/04/2013

DANÇANDO CONFORME O ESPORTE


 O West Ham, clube inglês que assumirá o gerenciamento do Estádio Olímpico de Londres em 2016 e terá a sua concessão por 99 anos, revelou seus planos para a arena e apresentou o projeto que pretende adaptar  o palco dos Jogos Olímpicos de 2012 aos padrões da Premier League.

O estádio contará com setores móveis que serão
adaptados de acordo com a necessidade do evento
 Por se tratar de uma instalação com pista de atletismo, os torcedores eram obrigados a ficar muito distante do campo de futebol, fato este que na terra da rainha não é nada bem visto, principalmente caso haja comparações com estádios como a Emirates Arena e Wembley.  Pensando em solucionar esta dificuldade foram projetados quatro novos setores que ficarão a menos de 10 metros de distância da linha de fundo, uma das menores da Europa, superando inclusive a distância atual do Parque dos Príncipes, na França, que apresenta essa metragem e é um dos estádios onde o torcedor fica situado mais próximo do campo de jogo.
A inovação fica por conta do mecanismo que o estádio passará a utilizar, pois se tratam de unidades móveis motorizadas, que serão utilizadas exclusivamente em partidas de futebol, possibilitando assim que o clube de siga recebendo competições de atletismo em seu estádio. Todas as precauções foram tomadas e as primeiras fileiras ficarão localizadas praticamente no mesmo nível do gramado, o que não atrapalhará o campo de visão dos assentos situados nas partes superiores.

Ainda não foi confirmado oficialmente, pois ainda depende de aprovação do conselho do clube, mas de acordo com os projetos, os novos setores serão batizados com os nomes de dois ícones esportivos do clube, Bobby Moore e Sir Trevor Brooking.

As novas cadeiras não irão atrapalhar a visão dos setores existentes
Outra modificação que o estádio terá que sofrer será na sua cobertura. Após a reforma todos os lugares serão cobertos. Para isso, uma extensão extra na lona atual será instalada, totalizando 84 metros de extensão, o que a transformará na maior cobertura tensionada do mundo.  Após a adequação o Estádio Olímpico passará a disponibilizar 54.000 lugares.

O West Ham United administrará o estádio por 99 anos
mas os custos da reforma estão gerando protestos
 A necessária reforma custará algo em torno de £ 25 milhões aos cofres públicos, o que vem gerando uma série de discussões no país. Até mesmo alguns dirigentes do West Ham United se queixaram do projeto original, já que de acordo com eles, todos os alertas foram dados para que se evitasse esse cenário, em que em menos de um ano após o término dos Jogos Olímpicos, o estádio tivesse que sofrer uma reforma buscando transforma-lo em uma instalação rentável aos futuros administradores.

* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: