22/04/2013

O MAIOR PALCO DO MUNDO


O maior estádio do mundo disponibiliza 150 mil lugares
Normalmente a Coreia do Norte está relacionada aos assuntos políticos. Entretanto quando nos referimos as principais arenas esportivas do planeta, não podemos deixar de falar da terra do líder comunista Kim Jong-un, afinal de contas é ali que se encontra o Rungrado May Day Stadium, o maior estádio do mundo, construído na capital Pyongyang..

Mesmo o futebol não sendo um esporte de grande apelo por lá, o gigante do oriente foi inaugurado em 1989 e recebeu esse nome por estar localizado na Ilha de Rungra e foi aberto exatamente no dia do trabalhador, 1º de maio.

Indo contra a tendência mundial, o que é uma tendência por lá, o governo norte coreano decidiu que o país merecia ter um estádio com capacidade para 150 mil pessoas. O mais interessante é que o estádio, apesar de ser destinado ao futebol, recebe o seu maior público no dia em que é homenageado o fundador do país, Kim Il-sung, que vem a ser avô do atual líder norte coreano. Nesta ocasião é celebrada a abertura do Arirang Mass Games, uma espécie de jogos abertos da massa trabalhadora.

Mosaicos humanos impressionam pela riqueza de detalhes 
Se com a bola rolando os jogadores não chegam a encantar, o mesmo não pode ser dito quando nos referimos às apresentações desta data marcante para os habitantes do país. O estádio, que do lado externo se apresenta com 16 arcos suntuosos, na parte interna se transforma em um único e imenso palco, onde todos são convidados (ou intimados) a participarem do maior mosaico humano do mundo, segundo o Guiness Book, o livro dos recordes, que contabilizou 100 mil integrantes na magnífica apresentação.

Como tudo que se refere ao Rungrado May Day Stadium é gigantesco, quem possui permissão para entrar por ali encontra uma imensa estrutura esportiva, que não se limita ao futebol. Além do campo e da pista de atletismo, o estádio dispõe de um centro de formação de atletas que disponibiliza piscina aquecida, saunas, salas de recreação, refeitórios, alojamento, o que transforma o estádio na maior referência esportiva do país. Para se ter uma ideia do tamanho deste complexo esportivo, ele conta com uma pista de atletismo com piso de borracha de centenas de metros de extensão, que fica localizado no sexto andar do estádio, que é formado por oito pavimentos.


Á área ocupada pelo estádio fica em torno de 207 mil metros quadrados e os arcos externos, que representam uma flor de Mongólia, um dos símbolos da região, chegam a medir 60 metros de altura. Para se ter uma ideia comparativa, o Maracanã (RJ), que quando foi aberto em 1950 tinha capacidade para 200 mil pessoas, após a reforma atual contará com uma área de 124 mil m2, 12 mil metros quadrados a mais do que quando foi inaugurado, de acordo a Construtora Odebrecht.

O futebol pode até não ser a grande atração do local, mas neste caso, o estádio é a maior estrela da região. Resta-nos torcer para que os líderes deste país permitam que esta bela obra arquitetônica não corra o risco de ser afetada por uma desastrosa e desnecessária guerra.
*Por Rodrigo Calvoso



Comente com o Facebook: