25/04/2013

PROBLEMAS NO MINEIRÃO


O problema já havia sido levantado pelo Blog Chico Maia no mês de fevereiro, porém após a partida da seleção brasileira contra o Chile chegou-se a conclusão que a nova área de imprensa não atende as necessidades dos profissionais que ali precisam trabalhar.

Posicionamento da área de imprensa fora do
habitual - foto blog Chico Maia
Um dos erros considerados básicos é com relação ao posicionamento deste setor, que não está localizado na área central do estádio, o que dificulta a atuação de quem muitas vezes precisa ter uma opinião formada para comentar lances polêmicos. É bem verdade que em diversos eventos de grande porte o posicionamento muitas vezes não se restringe apenas a área central devido ao grande número de jornalistas credenciados, entretanto fica complicado admitir que este área seja construída no local considerado inapropriado pelos jornalistas.

Além disso, a separação desses profissionais com o público em geral praticamente não existe, o que gera incertezas com relação à segurança daqueles que emitem opiniões, muitas vezes contrárias ao agrado dos que estão ali movidos pela paixão.

Separação com os torcedores praticamente
não existe - foto Blog Chico Maia
Ao que tudo indica uma comissão dos órgãos representativos dos jornalistas já foi criada e o pedido de adequação já foi realizado.  De acordo com informações preliminares e não oficiais, os gestores do estádio se prontificaram a atender a solicitação da alteração do local, o que irá obrigar o estádio sofrer novas intervenções antes das Copas das Confederações. 

Todos os consórcios responsáveis pelas obras e os grupos gestores dos estádios da Copa contam com diversos profissionais de alto gabarito, porém não necessariamente atuantes no setor jornalístico. Essa situação poderia ter sido evitada, caso houvesse sido feita uma consulta a esses mesmos órgãos antes da finalização do projeto, o que mostra, mais uma vez, o quão importante é o planejamento de cada etapa para a realização de uma obra deste porte. Nos resta esperar para saber qual será a decisão oficial. 

Comente com o Facebook: