18/04/2013

UM ESTÁDIO PLANEJADO PARA GERAR RECEITAS


Construído para ser o grande trunfo turco para se tornar sede dos Jogos Olímpicos de 2008, que acabaram sendo realizados na capital chinesa Pequim, o Ataturk Olympic Stadium hoje é um dos grandes orgulhos do país, afinal de contas é considerada uma das instalações mais eficientes da Europa, tendo recebido a classificação 5 estrelas da UEFA em 2004. 

Certamente os torcedores do Liverpool jamais se esquecerão deste estádio, pois foi ali que a equipe conseguiu um dos maiores feitos do clube, ao vencer o Milan nos pênaltis após estar perdendo por 3x0, na final da Liga dos Campeões em 2005. Já os turcos que preferem o som do Rock ao invés do velho esporte bretão não tiram da memória a épica apresentação do U2, que aconteceu por ali em 2009. 

O projeto do estádio começou a sair do papel em 1999 e sua inauguração oficial se deu em 2002. Atualmente sua capacidade máxima é de 80.600 expectadores para partidas de futebol e de 75.175 para competições de atletismo. O Ataturk também já foi a casa do Galatassaray, entre os anos de 2003 e 2004, quando a arena do clube estava sendo reformada, mas atualmente é gerido pelo Istanbull BB FC.

Salão de conferência para 300 convidados
 Mesmo estando localizado distante do centro da cidade ele é apontado como um dos mais versáteis estádios do mundo quando o assunto é a realização de eventos paralelos às atrações esportivas. O Ataturk conta em suas instalações com  um anfiteatro com capacidade para até 300 convidados. Ali também podem ser realizadas reuniões e encontros comerciais nos camarotes, que estão aptos para se transformarem em belas salas com vista para o campo de jogo. A localização próxima ao aeroporto também é outro facilitador para este tipo de encontro de negócios. 

Cursos também podem se utilizar da estrutura da arena, afinal de contas ela conta com 8 salas que suportam até 240 alunos, além de um hall que pode receber outros 270 convidados em áreas independentes.  De acordo com os gestores, uma terceira a área, de 16.000 m2, reservada para encontros corporativos, é capaz de atender até 13 eventos simultâneos. 

Com tantas possibilidades a arena procurou também se estruturar para oferecer suporte aos serviços que certamente serão necessários por ali. A sala de imprensa, por exemplo, disponibiliza 669 lugares com acesso a pontos de internet e canal interno com a sala de entrevistas coletivas. Já o estacionamento tem capacidade para receber 18.900 veículos, sendo 2.500 vagas para clientes VIPs e outras 400 vagas cobertas. 
Cursos são ministrados nas salas de aula do estádio

A preparação dos atletas também não foi deixada de lado. Os competidores tem à sua disposição uma pista de atletismo com 19.700m2 destinada exclusivamente para o aquecimento, assim como os jogadores de futebol contam com um campo com grama natural para esta mesma finalidade. 

Essa análise mostra o quanto é importante planejar não apenas a área de jogo, como também a estrutura de suporte de uma arena para que a mesma tenha capacidade de oferecer conforto aos seus visitantes e consequentemente gerar lucros para seus gestores. Esses passam a ter ganhos significativos também nos dias que ali não acontecem partidas ou eventos esportivos.
* Por Rodrigo Calvoso

A sala de imprensa pode receber 669 profissionais

Durante a semana os camarotes se tornam salas de reuniões



Comente com o Facebook: