26/04/2013

UMA ARENA REPLETA DE HISTÓRIAS



Ele até pode ser utilizado para o futebol, e já foi. Ele até pode ser utilizado para o Rugby, e também já foi. Porém o tema de hoje é o estádio mais tradicional de Críquete do mundo, estamos nos referindo ao The Kia Oval, ou para os saudosistas, The Kennington Oval, seu nome original.

Destaque para o Pavillion, área nobre do The Kia Oval
O estádio, que fica situado em Londres, é um dos mais antigos ainda em atividade, foi inaugurado em 1845, e atualmente tem capacidade para 23.500 torcedores. Seu nome não deixa dúvidas de seu formato, porém sua estrutura é bastante peculiar, já que a área central, chamado de Pavillion, se assemelha bastante a um pequeno castelo ou até mesmo uma antiga vila, que foi finalizada em 1898.

Apesar de ter quase 170 anos, seu interior está no nível de grandes estádios europeus e é apontado como um dos melhores dedicado ao esporte. Apesar de hoje o Oval ter reconquistado o seu prestígio, no início do século XXI, devido a uma forte desvalorização de sua região, o estádio quase foi fechado. A ação dos gestores foi muito eficaz e salvou um dos marcos do esporte. Além de terem negociado a venda do naming right toda a estrutura da arena foi modernizada e o serviço de hospitalidade passou a ser o carro chefe dos eventos ali realizados, o que acabou possibilitando o ressurgimento do estádio. O Pavillion, que é a área nobre da instalação, disponibiliza 5 andares de muito luxo, onde os visitantes encontram biblioteca, restaurantes, bares, museu, camarotes vips, entre outros requintes que apenas o pessoal acostumado com o glamour da família real pode proporcionar.

A equipe australiana, formada por aborígenes, que fez
o primeiro tour esportivo ainda no sec. XIX
Além de apostar no setor mais luxuoso da arena, toda a parte histórica também passou a ser valorizada. Nesse quesito o estádio tem elementos de sobra para se vangloriar. Conforme já foi dito, apesar de ser um estádio de críquete o The Kia Oval possui uma natural vocação para receber eventos marcantes em outras esferas. Foi ali, em 05 de março de 1870, que aconteceu a primeira partida entre seleções internacionais de futebol. O jogo entre Inglaterra e Escócia terminou empatado em 1x1, mas o placar foi o que menos importou nesta ocasião. Antes da virada do século, ali também aconteceu a primeira final da tradicionalíssima FA Cup. Esse jogo aconteceu em 1872 e reuniu os times do Royal Engineers e Wanderers, que venceram o duelo por 1x0. Além do futebol, o estádio também sediou importantes eventos de rugby, hockey em grama e até serviu de centro de treinamento para a equipe de futebol americano, Chicago Bears, que fez uma partida amistosa em Londres. Fora do campo esportivo renomados artistas também já marcaram presença por lá, como foi o caso do The Who, que incendiou o local com o seu rock pesado, em 1971.

Os fãs do críquete podem alugar o estádio
para uma partida entre amigos
O estádio, que pertence ao Ducado de Cornwall, é gerido pelo  Surrey County Cricket Club, que possui o marco de ter reunido o primeiro grande público na Inglaterra para um evento esportivo. Em 1868, 20 mil pessoas se aglomeraram para assistir no The Kennington Oval a intitulada Aboriginal Cricket Tour, que foi considerada a primeira excursão esportiva da história e que reuniu atletas australianos de origem aborígene.

Hoje a arena é considerada moderna e apresenta facilidades de acesso, como uma estação de metrô cerca de 200 metros de distância e oferece produtos inusitados, porém considerados de alto valor comercial. Como exemplo, podemos citar a possibilidade do fã de críquete alugar o estádio para uma partida amistosa entre amigos. É bem verdade que a ação não é barata, os preços variam a partir de £20.000 (mais impostos), porém o ilustre anfitrião pode reunir, além dos 22 atletas, pelo menos mais 30 convidados, que irão desfrutar de todo o conforto dos camarotes e seus serviços de hospitalidade, como se fosse uma partida oficial da principal liga do país. 

*Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: